estudante
A Geologia estuda a reconstituição da história da Terra por meio das rochas e dos fósseis, restos ou vestígios de vegetais e animais que deixaram suas marcas nas rochas sedimentares da crosta terrestre.
Por esse estudo, é possível saber várias coisas do passado do nosso planeta. Por exemplo, as espécies animais e vegetais que existiram em épocas passadas e as variações do clima, pois cada animal ou vegetal apresenta um tipo de estrutura para cada tipo de clima. A partir desses dados, os geólogos admitem que a Terra se formou há cerca de 5 bilhões de anos.
Assim como é possível dividir a nossa vida em fases (infância, adolescência, fase adulta e velhice), a existência da Terra também pode ser dividida em vários momentos. A cada um dos momentos ou divisões da história da Terra os estudiosos deram o nome de era geológica. São quatro as eras geológicas: Cenozóica, Mesozóica, Paleozóica e Proterozóica.
Proterozóco
A Era Proterozóica (Do grego próteros = antes + zóico = vida = antes da vida), também chamada de Era Primitiva ou Era Pré-Cambriana, é a mais antiga e mais vasta divisão do tempo geológico. Seu início não é ainda definitivamente conhecido, ultrapassando, entretanto, a casa dos 4 bilhões de anos, e seu término deu-se aproximadamente há 500 milhões de anos. São poucas as informações sobre essa era, pois corresponde à fase de solidificação da crosta, com a formação dos antigos escudos cristalinos, quando tiveram origem as formas primitivas de vida.
Os terrenos formados durante a Era Proterozóica constituem-se de rochas metamórficas (gnaisses, xistos) intensamente dobradas e falhadas e rochas ígneas (granitos etc.). Nos terrenos dessa era estão as maiores reservas de ferro conhecidas, manganês, além de ouro, cobre níquel, prata, pedras preciosas, material de construção etc. Os terrenos pré-cambrianos estão largamente distribuídos pelo mundo, sendo as áreas de maior ocorrência denominadas "escudos". Na América do