estudante
Discente: Amanda Soares Cardoso
Extração de DNA de células bucais
Introdução
A extração de DNA pode ser obtida das mais diversas células do corpo, entretanto, a fim de estudar o papel da genética nas doenças e regimes medicamentosos, DNA genômico de alta qualidade e quantidade deve ser obtido, de modo que grandes volumes de testes possam ser aplicados (Richards, 1993;García-Closas, 2001; Beckett, 2008).Sendo assim a maioria dos testes de DNA para o diagnóstico envolve a extração de DNA dos leucócitos humanos. É valido ressaltar que cerca de 99% do DNA encontra-se no núcleo da célula. O restante DNA encontra-se em locais específicos, como por exemplo nas mitocôndria e nos cloroplastos .
Objetivo:
Esta aula prática teve como objetivo mostrar uma das técnicas de extração de DNA animal, os materiais utilizados e as suas ações sobre as células e DNA.
Material e métodos
-Material
Agua destilada; NaCl; SDS; Álcool gelado;
Sacarose.
-Métodos
1°Primeiro foi feito uma raspagem e um bochecho com água destilada para retirada das células epiteliais da mucosa.
2°O material foi recolhido e centrifugado para peletizar as células. Após a retirada do material da centrifuga o pellet formado foi consistente e ficou preso ao fundo do tubo.
3°Foi desprezado o sobrenatante e adicionado a sacarose a solução que logo após foi exposto a alta temperatura que juntos levam a lise da membrana celular l, tendo então o extravasamento do material celular e a desnaturação do DNA e ao esfriamento que leva a renaturação.
4°Logo após foi adicionado NaCl que contribui com ions positivos que neutralizam a carga negativa do DNA.
5° Foi adicionado o SDS(detergente que afeta as membranas porque elas são constituídas por lípidos. Com a rotura das membranas o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, soltam-se e dispersam-se na solução. A função de algumas dessas proteínas é manter o DNA enrolado numa espiral muito