estudante
10/06/11 às 23:40 Celulas Tronco 0 comentários
Para o bom entendimento da importância do estudo sobre célula-tronco, devemos compreender um dos mais importantes processos que ocorrem durante a formação e manutenção dos organismos. Precisamos entender o que é Diferenciação Celular.
O indivíduo adulto apresenta cerca de 200 tipos celulares distintos. Todas as células presentes no corpo humano são provenientes de uma única célula primordial: a célula-ovo ou zigoto. Como pode surgir tamanha variabilidade de formas e funções celulares em nosso organismo se todas provém de uma única célula? À medida que o embrião se desenvolve, cada célula presente nessa estrutura começa uma cascata de transformações importantíssimas para que possa desempenhar corretamente suas determinadas funções, de acordo com a sua localização na estrutura. A essas diversas transformações que ocorrem na célula, denominamos Diferenciação Celular. Esse processo não é pontual, porém longo e gradual; se dá à medida que a célula começa a aumentar seu grau de especialização.Em seres humanos, não é um processo reversível, portanto quanto mais especializada uma célula do embrião for, menor o seu potencial de executar diferentes funções. Simplificando: quanto menor seu grau dediferenciação, maior sua potencialidade de formar tecidos diferentes.
Existem, ainda, células que atravessam todo o período pré-natal e grande parte do pós-natal sem completar seu processo de diferenciação, permanecendo, portanto, no indivíduo adulto com a função de substituir células danificadas ou perdidas. No entanto a potencialidade destas células é reduzida, variando conforme o tecido em que se encontram.
Células-tronco Embrionárias
Para entender o que são as células-tronco embrionárias, voltemos às primeiras etapas de formação do embrião. Logo que formado, o zigoto começa um processo inicial de divisões, chamadas Segmentações Iniciais. Essas primeiras mitoses formam células iguais, presentes em