Estudante
Brendda Portugal Esteves(1)
Dandara Nunes Barbosa(1)
Karine Quintino Santos(1)
Pedro Henrique Fernandes Oliveira(1)
Artigo Multidisciplinar(2)
Resumo
O presente trabalho trata-se do processo de mudanças que afetaram e interferem na essência da sociedade ocidental; o mesmo traz incertezas e deixa evidente a necessidade de se repensar algumas praticas sociais e novos aspectos da vida em sociedade prioritariamente no âmbito das instituições, seja elas do contexto escolar ou o organizacional. Trata ainda uma discussão sobre fenômenos da desvinculação e a ruptura nas relações do eu com o outro, seja pela desigualdade social, econômica, ou até mesmo educacional/cultural.
Palavras-Chave: Mudanças, Sociedade, fenômenos de desvinculação, desigualdade.
Abstract
This work is in the process of changes that have affected and affect the essence of Western society, it brings uncertainty and makes clear the need to rethink some social practices and new aspects of life in society primarily within institutions, be they school context or organizational. It is also a discussion of phenomena of detachment and rupture in relations of the self to the other, either by social inequality, economic, or even educational / cultural.
Keywords: Changes, Society, unbinding phenomena, inequality
Introdução
A chamada “modernidade tardia” denomina um processo de mudanças que afetaram e ainda interferem na essência da sociedade ocidental. De encontro à realidade, se faz necessário optar entre a concretude do passado e uma nova era, repleta de constantes mutações. Daí vem o caráter reflexivo da Modernidade tardia, que traz incertezas e coloca em evidência a necessidade de se repensar as formas das práticas sociais, e a invenção de diversos aspectos da vida em sociedade.
O termo “modernidade tardia” vem ilustrar uma época em que é observável a frequência da exclusão social, no qual diariamente assistimos exemplos concretos de que algumas