Estudante
Direito Noturno
Aluno: Eider da Câmara Reis Filho
Classe:”A”
Período:1º
Abril Despedaçado narra a rivalidade entre as famílias Breve, cujo engenho está em decadência, e Ferreira, cuja criação de gado está em expansão. A disputa pela posse de terra justifica o assassínio cíclico entre os guénos, grupos unidos pelos laços de sangue,e,como no direito antigo,onde os crimes de sangue não eram julgados pelo estado,seu desfecho ou continuação era determinado pelas famílias em conflito.
Como no direito antigo,na Grécia Antiga,há um rito familiar traçado pelos seus membros que realizam o papel: zelar pelo cumprimento da moira, destino cego, e inibir qualquer desmedida do herói da vez,como fazem os pais de Tonho quando ele leva Pacu ao circo.
O ciclo é conhecido e respeitado pelas duas famílias. Cada uma sabe qual a sua função, e o seu cumprimento é uma questão de honra e de ética. As vinganças são sucessivas, e alternam-se os papéis de vítima e assassino.
Tonho vinga a morte do irmão mais velho, é o herói; mas sabe que está tarjado para morrer,como nas tragédias e rituais gregos, a ser imolado em nome da tradição para que a vendeta seja reequilibrada.
O filme em uma análise antropológica jurídica Mostra sim uma realidade do sistema de vendetas.Em uma análise segundo Nobert Rouland, podemos compreender que o surgimento do Estado, não exterminou a violência, somente a abrandou.Contudo, hoje em dia isso não é mais visto em nenhum lugar do Brasil, discordo complemente de sua pessoa. Com a intervenção estatal, o poder policial, o sistema de vendetas se extinguiu e deu lugar a solução jurídica de litígios.