Estudante
Psicologia da Personalidade I Professora Ana Paula Stalschmitd
Existem certos termos utilizados no conceito de instinto
Pressão representa.
Fator motor, quantidade de força ou a medida que ela
Finalidade Só pode ser obtido eliminando-se o estado de estimulação na fonte do instinto. É a satisfação.
Objeto É a coisa em relação à qual ou através da qual o instinto é capaz de atingir sua finalidade.
Fonte Processo somático que ocorre num órgão ou parte do corpo e cujo estímulo é representado na vida mental por um instinto.
Trabalhou-se com a distinção entre dois grupos de instintos primordiais:
Os instintos do ego (autopreservativos);
Os instintos sexuais;
A hipótese sobre estes dois grupos, surgiu da evolução da psicanálise e foi empregado pela primeira vez nas psiconeuroses (neuroses de transferências –histeria e neurose obsessiva). Revelou-se que na raiz deste tipo de afecções, encontra-se um conflito entre as exigências da sexualidade e as do ego.
Devido a dificuldades no estudo da vida instintual a partir da direção da consciência, continuamos com a principal fonte de nossos conhecimentos. A investigação Psicanalítica das perturbações mentais. Contudo a psicanálise só tem sido capaz de nos passar informações a cerca dos instintos sexuais, já que é o único grupo que pode ser observado isoladamente nas Psiconeuroses. No entanto, com a extensão da Psicanálise à outras afecções neuróticas, podemos encontrar uma base para o conhecimento dos instintos do ego, mesmo que este não tenha as mesmas condições de observações nesse outro campo.
AMBIVALÊNCIA
Termo introduzido por Bleuler. É aquele período após o desenvolvimento de um impulso instintual, onde seu oposto passivo pode ser observado ao lado dele. A história mostra que a quantidade de ambivalência demonstrável varia muito entre indivíduos, grupos e raças. VICISSITUDES DOS INSTINTOS SEXUAIS 1- Reversão ao seu oposto; 2- Retorno em direção ao próprio ego; 3- Sublimação; 4-