Estudante
A mais valia, para Marx, é o processo pelo qual o capitalista aumenta a jornada de trabalho, aumentando assim a quantidade de produto produzida, sem aumentar o salário. Assim, ele diferencia o valor da força de trabalho do quanto esse trabalho rende ao capitalista. Resumindo, o trabalhador gera mais riqueza para o capitalista ao passo que o seu salário continua o mesmo e ele produz mais mercadoria.
2) O que seria alienação segundo a perspectiva de Karl Marx.
Alienação, dentro do direito, é a venda ou transferência de um bem ou de um direito. Em Marx, essa palavra ganha um novo sentido. A alienação passa a ter uma ideia de suprimento, exclusão. O trabalhador, dentro do sistema de indústrias, propriedades privadas e assalariamento, passa a ser alienado no que diz respeito aos meios de produção e ao produto final de seu trabalho. A alienação também pode ser percebida no Estado ao passo que, com a ideia de representatividade do povo, o Estado não passava, na realidade, de mais uma forma de a classe dominante agir conforme os seus caprichos e interesses. A divisão do trabalho social, por sua vez, causou a alienação intelectual do povo, uma vez que, o conhecimento ficava na mão de poucos que, por sua vez, o usavam e influenciavam conforme suas conveniências.
3) Leia o texto e responda as questões.
A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravos, senhor feudal e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, têm permanecido em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta.
MARX, K.; ENGELS, F. 1977, p.84.
a) Que classes sociais Marx identifica ao longo da história?
Marx identifica, como