Estudante
Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.
O impacto mais grave das alterações climáticas na agricultura deverá fazer-se sentir na África subsariana, o que significa que a região, que apresenta já as taxas mais elevadas de pobreza (como é o caso da Somália) e de insegurança alimentar, deverá também sofrer uma maior contracção dos rendimentos agrícolas.
A abundância e a carência de água têm tido ao longo dos tempos, profundas repercussões na evolução dos povos. Independentemente do que somos, onde estamos ou o que fazemos, todos nós dependemos da água. Devidas as alterações de climáticas em africa os países sofrem muito com a escassez de água. A escassez desse recurso hídrico pode afetar sectores como o da energia (como foi o caso de Angola em 2012)
A carência de infraestrutura é incentivo do governo dificultam o crescimento do turismo sustentável no país. Administrar os recursos já existentes é o primeiro passo, para garantir o desenvolvimento e o crescimento econômico nesse setor.
Preservar as potencialidades ambientais naturais, sua biodiversidade, assim como respeitar o patrimônio cultural, as tradições, os costumes das populações locais e a legislação vigente são requisitos básicos para o turismo sustentável.
Em suma a desflorestação e o desequilíbrio entre os diferentes subsistemas, é uma situação à qual a Terra pode ser conduzida devido ao rápido crescimento da população e também à diminuição dos recursos naturais. O ambiente, neste momento, é ameaçado pela acção do ser Humano.