Estudante de Enfermagem
1. Conceitue DPOC e DPOC exacerbada. Após conceituar, explique com suas palavras o entendimento dessa situação.
A obstrução do fluxo aéreo é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, causada primeiramente pelo tabagismo.
A DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – é uma patologia respiratória que pode ser prevenida e tratada pelo sintoma de obstrução crônica e não totalmente reversível do fluxo aéreo.
A DPOC exacerbada é um evento agudo que ocorre no curso natural da doença e é caracterizada por uma mudança na dispneia basal do paciente, resultando em tosse e/ou expectoração, e, mudança na coloração do escarro, que está além das variações normais do dia a dia e que possa justificar uma mudança na medicação habitual do paciente.
De acordo com o conceito citado acima, acredito que, embora a DPOC exacerbada seja algo previsível no curso natural da doença, ela pode ser minimizada, resultando em qualidade de vida aumentada para o paciente. É necessário que os cuidadores tenham consciência de que, embora a DPOC comprometa os pulmões, ela também gera consequências sistêmicas significativas. O profissional em enfermagem deve conhecer o histórico, os sinais e sintomas para prevenir que o quadro agudo resulte numa condição desfavorável, como o risco de morte.
2. Qual o impacto epidemiológico que essa doença apresenta e qual a sua morbidade e mortalidade estimada?
Não se conhece a real prevalência da DPOC em nosso meio. Estima-se que atinja cerca de 9 a 10% da população mundial acima dos 40 anos, sendo maior em fumantes e homens. Os dados de prevalência para o Brasil são obtidos através de questionários de sintomas, que permitem estimar que a DPOC afere 12% da população brasileira.
Índice de Dispneia Modificado (MRC)
0 – Tenho falta de ar ao realizar exercício intenso.
1 – Tenho falta de ar quando apresso o meu passo, ou subo