Estudante de direito
ANGÉLICA LISBOA DE ARAÚJO
DEYVISON TOLOVI
JAQUELINE REDRESSA
SAMARA PASSIAN
FEDERALISMO
E
ELEIÇÕES 2012
Atividade referente à disciplina de Teoria Geral do Estado, apresentada ao Curso de Graduação em Direito, ofertado pela União Educacional de Cascavel – UNIVEL, como requisito parcial de avaliação do 3º bimestre de 2012.
Professor: Charles Daniel Duvoisin
CASCAVEL
2012
INTRODUÇAO
O presente trabalho consiste na dissertação sobre o Federalismo.
Serão abordados temas como a origem do sistema, a diferença entre Federação e Confederação, o Federalismo no Brasil, na Suíça, nos EUA e em outros países.
Outro tema abordado será as eleições 2012, a forma errônea como os eleitores e os candidatos vêem uns aos outros, o que abre espaço para que isso ocorra, o que é possível fazer para amenizar essa troca de favores entre candidato x eleitor, fazendo com que assuma a administração da cidade pessoas totalmente despreparadas, encejando assim de alguma forma, a corrupção.
1. FEDERALISMO
De origem francesa, fédéralisme, sistema político segundo o qual muitos Estados independentes abdicam de uma parte de sua soberania em benefício de uma autoridade superior.¹
Federação, do latim foederatio, aliança política de Estados que constituem, no direito internacional, uma unidade estatal superior aos Estados membro e detentora exclusiva da soberania externa.
O federalismo é a união de algumas organizações políticas para se tornarem mais amplas. No sistema federalista, os estados que o integram mantém sua autonomia, mas abrem mão de sua soberania para formar um sistema central de governo.
Os Estados unem-se numa federação possuindo ainda sua soberania onde podem decidir sobre diversos assuntos, por exemplo, criação de leis, definição de políticas públicas, criação e arrecadação de impostos.
Existe uma constituição