ESTUDANDO O MUNIC PIO DE SALTO
UNIDADE SANTO AMARO
SILVIA FERNANDA MENDES NOBRE
RA: 2312200173
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
ESTUDANDO O MUNICÍPIO DE SALTO.
São Paulo, 25 de abril de 2015.
GEOGRAFIA
ESTUDANDO O MUNICÍPIO DE SALTO.
Projeto de trabalho sob a orientação da Professora Maria Luzia Sardinha de Nobrega do Curso de Pedagogia.
São Paulo, 25 de abril de 2015
A diferença entre cidade e município.
Cidade e município são expressões distintas para designar diferentes aspectos de um mesmo território e possui conceitos diferentes.
Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano, para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.
Por município, entende-se o espaço territorial político dentro de um estado ou unidade federativa, é o espaço administrado por uma prefeitura. O município possui a sua zona rural e a zona urbanizada.
Um mesmo município pode ter várias cidades, também chamadas de distritos, de forma que o nome do município será o mesmo da cidade principal ou do distrito sede, e é nesse distrito que se encontra a administração ou prefeitura.
Estudando o município de Salto.
Saldo é um município brasileiro do estado de São Paulo.
A cidade é cortada pelo rio Tietê. Sua população estimada em 1 de julho de 2009 era de 109.948 habitantes. E sua densidade demográfica em 2004 era de aproximadamente 771hab/km². Possui uma área de 134,258 km².
É uma estância turística do interior do estado de São Paulo, localizada na região de Sorocaba, entre as cidades de Itu e Indaiatuba. Deve seu nome ao Salto do Tietê, uma cachoeira do Tietê localizada à altura da Praça Archimedes Lammoglia.
Dados do censo – 2000
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 16,08
Expectativa de vida (anos): 71,10
Taxa de fecundidade (filhos