Estudando os sons
Som
Características físicas e fontes
Som
*Características e Fontes
O som é uma sensação que resulta de uma perturbação na atmosfera causada por um emissor, Essa perturbação consiste em rápidas variações da pressão atmosférica que se propagam sob a forma de ondas até aos nossos ouvidos. Os sons propagam-se nos meios sólidos, líquidos e gasosos e a velocidade de propagação depende em que meios se propagam. O meio de propagação mais rápido é o meio líquido. No meio gasoso, a velocidade do som apenas varia em função da temperatura.
Os seres humanos e vários animais reconhecem os sons com o sentido da audição, que faculta a determinação da distância e localização da fonte sonora. O ouvido humano apenas consegue detectar sons com uma frequência entre 20 Hz a 20.000 Hz, porém o limite maior costuma diminuir com a idade. Acima e abaixo deste intervalo referido acima, apresentam-se o ultra e infrassom. Os animais possuem diferentes níveis de audição. Por exemplo, o cão consegue detectar sons com frequências maiores que 20.000 Hz.
Os sons são utilizados de diversas formas:
Comunicar através da fala/música.
Alguns animais usam a eco localização para evitar obstáculos e caçar as suas presas
Navios e submarinos usam o sonar para localizar navios/cardumes e determinar a profundidade do oceano
*Ruídos e sons Harmônicos
Ruído
É quando não é possível compreender o que esta sendo contado ou tocado. Dentro do ruído existem mais três tipos de ruído:
Ruído marrom: produzido pelo movimento browniano (movimento aleatório de partículas macroscópicas num fluído como consequência dos choques das moléculas das partículas).
Ruído rosa: sinal ou processo onde o espectro de frequência com a densidade espectral de potência é Inversamente proporcional á frequência do sinal.
Ruído branco: tipo de ruído produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências.
Sons harmônicos:
É um conjunto de ondas