estud o dirigido
Nome: Cristiani Aparecida Cruz Data: 22/08/2014
Turma: N2AMB1
Leitura dirigida: “Ambientalização das lutas sociais” (Henri Ascelrad, 2010).
1) Segundo o autor, a noção de “Ambientalização” tem conduzido à quais Processos?
R: A discussão ambiental genérico por parte dos diferentes grupos sociais, através de justificativas ambientais para legitimar praticas institucionais, politicas e cientificas.
2) Qual a problematização que o autor procura fazer para mostrar as disputas e conflitos internos do “movimento ambientalista” e dos discursos e praticas de “proteção ambiental”?
R: Juntos configuraram uma nebulosa associativa formada por um conjunto diversificado de organizações com diferentes graus de estruturação formal, desde ONG e representações de entidades ambientalistas internacionais a seções ambientais de organizações não especificamente “ambientais” e grupos de base com existência associada a conjunturas específicas. Esse conjunto de entidades envolvido no debate ambiental brasileiro esteve sempre atravessado por uma questão central: a de como engajar-se em campanhas que evocam a “proteção ao meio ambiente” sem desconsiderar as evidentes prioridades da luta contra a pobreza e a desigualdade social ou mostrando-se capaz de responder aos propósitos desenvolvimentistas correntes que almejam a rentabilidade de capitais em nome da geração de emprego renda.
3) De acordo com o texto, o que seriam as “clivagens do ambientalismo”?
R: O autor recorre à ideia de nebulosa associativa para argumentar que no interior desse campo estão sujeitos e motivações muito aos pares. Até mesmo conflitantes e mostrar as disputas. O autor aponta uma despontencialização do discurso ambiental no país ao longo dos 2000. Com o deslocamento assim configurado no movimento de transformação do confronto em colaboração, procurando fazer do embate ecológico uma dimensão do eco parceria entre a sociedade civil e