Estrututa Do Telhado E Dimensionamento Das Telhas
O telhado é formado pelo conjunto de telhas e por peças complementares( rufo, calha etc ), e pode assumir várias formas, que estão diretamente ligadas à planta da edificação e à estética arquitetônica que se deseja criar. Ver figura abaixo.
ELEMENTOS DO TELHADO
Água: superfície inclinada do telhado.
Beiral: parte do telhado que se projeta externamente, além do alinhamento da parede.
Cumeeira: aresta horizontal, localizada na parte mais alta de encontro de duas águas.
Espigão e rincão: arestas inclinadas, delimitadas pelo encontro de duas águas, sendo que no rincão as águas são captadas, inclusive necessitando de uma calha de captação, e no espigão as águas caminham para fora dele.
Calha: peças com a inclinação do telhado onde recebem as águas nos rincões, e de pequena declividade, quase horizontal, para recepção das águas nos beirais ou platibanda. Usualmente fabricados nos materiais: fibra de vidro, PVC, concreto e vários metais como cobre, alumínio, chapas galvanizadas (o mais comum).
Rufo: peça geralmente metálica de acabamento do encontro entre a parede e telhado, posicionado em situação na qual as águas partem dele.
Fiada de telha: seqüência de telhas posicionadas uma ao lado da outra, na direção de sua largura.
Faixa de telha: seqüência de telhas posicionadas uma ao lado da outra, na direção de sua altura.
TELHAS
As telhas utilizadas no telhado podem ser fabricadas em vários materiais, sendo os mais comuns: cerâmica, concreto, aço zincado, PVC, fibra de vidro, ardósia e cobre.
Possuem diversas formas, algumas delas apresentadas nas figuras a seguir:
Para que o telhado proporcione uma vedação eficaz, devem ser atendidas as declividades mínimas recomendadas pelos fabricante, sendo algumas indicadas na tabela abaixo:
Tabela de declividades :
Observação: Para os demais tipos de telha, verificar a inclinação e declividade com o fabricante.
As declividades indicadas na