Estrututa atômica
Introdução
O que conhecemos o ar, a água, as montanhas, etc., écomposto de matéria. Assim,temosumaexperiênciasensorialdiretadostrêsestadosdamatéria.Mas,quala essência do universo? Qual a unidade mínima da matéria? O átomo está composto apenas deelétrons,prótonsegeralmentenêutrons?
Imagine-se pequeno, muito pequeno, tao pequeno quanto desejar e comece a observar em seu entorno, no interior da materia. Que objetos haveria neste mundo? Sera que eles obedeceriam as mesmas leis da fisica que estamos acostumados?
E nessa viagem que estamos entrando agora. E nao estamos sozinhos. Grandes pensadores e cientistas estarao conosco e nos ajudarao a entender o mundo insolito do interior da materia.
O que compõe o mundo que nos rodeia?
Olhe a sua volta. Plantas, pedras, gente, computadores: de que tudo e feito? Sera que existe um principio comum? Se existe, como se faz para ter tanta coisa diferente? E em outras partes do universo, a materia se compoe do mesmo jeito?
Ao longo dos seculos, os homens tentaram responder a essa pergunta. Na maioria das vezes, a busca era por entidades simples (os elementos) que, misturadas ou combinadas, formariam estruturas mais complexas. Essa logica e usada no ocidente pelo menos ha 25 seculos e pode ser classificada cronologicamente nas abordagens antiga, medieval e moderna.
No ocidente, a abordagem antiga ocorreu na Grecia, atraves das ideias de pensadores pre-socraticos, posteriormente documentadas e aprimoradas por Aristoteles (469 AC–399 AC). Segundo ele, as entidades simples eram os quatro elementos Terra, Fogo, Agua e Ar, entremeados pelas qualidades opostas umido/seco e quente/frio.
A ideia dos quatro elementos persistiu como principal base do pensamento no ocidente ate a Idade
Media. A Igreja, a Medicina e os Alquimistas (dentre outros) utilizaram e adaptaram as teorias dos antigos gregos.
Os elementos da Grecia antiga tem um significado diferente do que entendemos hoje por elementos