ESTRUTURAS E ANALISE DE INVESTIMENTO
ETAPA 4 – PASSO 1
Incerteza, risco e volatilidade na análise de investimentos. O papel e o tratamento do risco na análise de investimentos.
Risco é a possibilidade de perda financeira e é uma das principais variáveis que afetam os resultados dos investimentos. Existem os riscos de mercado, crédito, liquidez e operacional.
O risco de mercado pode gerar o risco de crédito, já que a grande variação do preço pode levar à incapacidade do pagamento. O risco de crédito pode levar o credor ao risco de liquidez, uma vez que este não receberá um fluxo de pagamento esperado. O risco operacional pode levar ao risco de crédito, uma vez que a falha ao mensurar os fatores da dívida pode levar à incapacidade de pagamento. Em outras palavras, é muito importante considerar todos os tipos de erros, pois seus fatores e impactos estão altamente relacionados. “Uma forma bastante usual de medir o risco é utilizando o conceito de volatilidade. Assim, a volatilidade é a variação em relação a uma média, normalmente calculada utilizando o conceito estático de Desvio Padrão.” (Olivo. 2013, p.140).
Quanto maior o risco, maior a TMA (Taxa mínima de Atratividade), exigindo assim um maior retorno ao investimento.
ANALISE DE INVESTIMENTO.
Nos dias de hoje, tudo depende essencialmente de um planejamento, de uma estrutura para que não haja contratempos futuros.
Para iniciar um investimento, abrir uma empresa, precisa ser analisado a fundo todos os aspectos financeiros, econômicos, os pós e os contras.
Hoje em dia em nosso Pais, existem grandes investidores que preferem investir em aplicações, fundos financeiros que sabem que terão um retorno maior, do que se abrisse seu próprio negócio.
Podemos utilizar ferramentas praticas para analisar essas informações, são elas as demonstrações contábeis, que na verdade nada mais é que relatórios contábeis, que irá auxiliar nas tomadas de decisões.
Temos o Balanço Patrimonial que demonstra a situação