estruturas c++
Programar em C++/Estruturas
< Programar em C++
Programar em C++
Vetores
Operadores
Índice
1 Breve revisão
1.1 Conceito
1.2 Implementação
1.3 Acessando dados internos
2 Estruturas em C++
3 Construtores
Breve revisão
Conceito
Da linguagem "C" também temos o conceito de estrutura, do qual faremos uma pequena revisão agora. Como todos sabemos, nem todos os dados que precisamos usar podem ser agrupados em matrizes. Frequentemente usamos dados de diversos tipos diferentes, com tamanhos diferentes. Para tipos de dados de diferentes tamanhos existem estruturas de armazenamento de dados heterogêneos.
O especificador struct é usado para esta finalidade. Com ele podemos criar tipos que armazenam dados compostos por agrupamentos de outros tipos primitivos da linguagem. Geralmente, os dados são armazenados de forma a facilitar a identificação de cada campo de dados que pretende-se manter, para isso usamos nomes para cada campo dentro da estrutura de dados, de forma a ter um meio de acessá-la depois.
Estruturas são blocos básicos de informação e são manipulados de maneira primitiva. Basicamente o compilador instrui a montagem de um código que manipula-as de forma a copiar, referenciar e obter posição na memória. Todas as outras formas de tratar os dados devem ser providas pelo código do programa.
Implementação
Para criar um tipo de dados composto heterogêneo, basicamente, cria-se uma lista de tipos e nomes de variáveis separadas por ponto e vírgula. Podemos imaginar esta lista como um bloco de código, em linguagem C, onde estão presentes apenas as declarações de variáveis. Para isso temos a seguinte sintaxe: struct Estrutura
{
NomeVariavelA; NomeVariavelA2; NomeVariavelA3; NomeVariavelB; NomeVariavelC; NomeVariavelD; ... ... NomeVariavelZ;
} [];
O nome da variável composta pode ser omitido na declaração da estrutura e depois definido onde for mais apropriado, geralmente, dentro de