Estruturas organizacionais
Instituições sociais com a finalidade de atingir objetivos específicos. São formadas para a criação de produtos ou serviços.
Aspectos básicos que definem uma organização: * Pessoas * Divisão de tarefas * Objetivo comum
Natureza das organizaçõesSocial * Não tem finalidade lucrativa; * São estabelecidas na aceitação de valores e das normas sociais; * Geram algum tipo de impacto social.
Exemplos: Governo e organizações do 3º setor
Econômica
* Assume riscos; * Filosofia de negócios; * Lucro como objetivo; * Recursos dos proprietários e de terceiros.
Exemplo: Empresas privadas
A nova organização e o novo funcionárioPrincipais novas tendências organizacionais: 1. Cadeias de comando mais curtas 2. Maior participação e empowerment 3. Ênfase nas equipes de trabalho 4. Foco no negócio básico e essencial (core business)
A nova organização e o novo funcionário
Principais características do novo funcionário: * Força de trabalho bimodal; * Rotatividade; * Direcionamento de carreira; * Trabalho em equipes; * Estresse.
Sistemas abertos * As organizações são sistemas abertos, pois não são capazes de sobreviver de forma isolada e dependem do inter-relacionamento de diversas influências internas e externas que afetam o seu comportamento. * Macroambiente é composto por forças políticas, econômicas, tecnológicas e sociais. Exerce influência nas atividades organizacionais.
Organização como função administrativa
As quatro funções básicas da administração
Planejamento: ferramenta para administrar as relações empresariais com suas perspectivas de futuro
Liderança: ato de orientar os membros de uma empresa na direção apropriada para o alcance dos objetivos organizacionais.
Controle: verificar se as ações realizadas estão sendo positivas e ocorrendo dentro dos padrões estabelecidos.
Organização
Função administrativa é responsável pela divisão de