Estruturas Organizacionais
Para Chiavenato ( Administração Geral e Pública - 2008):
"A estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades as atividades da organização são divididas. Constitui a arquitetura ou o formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. (...) A estrutura organizacional costuma apresentar uma natureza predominantemente estática. Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização. (...)
A estrutura organizacional pode ser definida como:
1. O conjunto de tarefas formais atribuídas às unidades organizacionais - divisões ou departamentos - e às pessoas.
2. As relações de subordinação, incluíndo linhas de autoridade, responsabilidade pelas decisões, números de níveis hierárquicos e amplitude do controle administrativo.
3. As comunicações para assegurar coordenação eficaz entre órgãos e pessoas ao longo das unidades organizacionais.
O conjunto de tarefas formais, as relações de subordinação e os sistemas de coordenação servem para assegurar o controle vertical da organização".
LINEAR - é a mais simples e antiga, funcionando em ambiente estável e rotineiro ,quando quase nada muda, e tem como princípio a unidade. Apresenta as seguintes características: 1. Autoridade linear :é a decorrente da aplicação do princípio da unidade de comando, pelo qual o superior tem autoridade única e exclusiva sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém. 2. Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente por meio das linhas existentes no organograma. 3. Centralização das decisões: é feita pela autoridade linear que comanda a organização e está centralizada no topo do organograma. 4. Formato piramidal: a base é extensa, com muitas unidades e posições, enquanto a cúpula é única, lembrando uma verdadeira pirâmide.
FUNCIONAL - é pouco frequente nas empresas e aplica o princípio funcional ou da especialização das funções. Têm as