Estruturas organizacionais
12.1 – A globalização
No inicio deste século ocorre um fenômeno que deu-se o nome de globalização, caracterizado por mercados sem fronteiras e barreiras alfandegárias, nem qualquer outro tipo de entrave que dificulte a integração das nações em blocos de interesse comum.
A globalização assumi várias formas, podendo ser:
- Financeira: fluxo de capitais de todas as espécies circulando livremente entre países através de redes de computadores de uso exclusivo do mercado de capitais.
- Econômica: com capital de investimento procurando ao redor do mundo os países mais atraentes, tanto em matéria de segurança, quanto de remuneração, para investir e ter lucro.
- Comercial: com grande volume de mercadoria circulando ao redor do mundo.
Efeitos positivos da globalização.
1 – Novas tecnologias chegando mais rapidamente aos mais distantes lugares da terra, possibilitando que grande numero de pessoas usufruam de coisas que podem melhorar as vidas de todos de forma quase instantânea. Drogas para cura de doenças, computadores, dispositivos de segurança, softwares etc.
2 – Preços baixos. Com um mercado maior, podem produzir mais, vendendo mais barato, visto que a escala garante custos de produção baixos. Deve-se tirar as exceções que exploram o trabalho humano.
3 – Democratização do conhecimento, gerando um volume de informações que garantem o aperfeiçoamento humano.
4 – Garantia da democracia como forma de governo, pois as sansões econômicas e comerciais nunca foram tão fortes como são hoje, fazendo com que haja uma quantidade de países democratizados como nunca houve na historia da humanidade.
5 – Diminuição das tensões entre nações, que gerava um clima de instabilidade muito grande, com iminente perigo de guerras envolvendo grandes blocos. As guerras continuam sendo uma barbárie, mas estão regionalizadas.
Efeitos negativos da globalização.
1 – Aumento do desemprego mundial. Uma empresa de Ituiutaba compete com uma empresa