Estruturas Na Constru O Civil
Tradicionalmente, o peso de uma construção representado pela carga do telhado e laje de forro, em edificações térreas, acrescido do peso dos habitantes e do mobiliário, em edificações assobradadas, era suportado pelas paredes. Com as modernas exigências quanto às maiores dimensões livres dos ambientes internos, maior altura dos edifícios e maiores dimensões das janelas, as paredes perderam tal função. Essa passou a ser desempenhada pela estrutura, servindo agora as referidas paredes como simples elementos de vedação.
São utilizados atualmente, três tipos básicos de estrutura: estrutura de madeira, estrutura de aço ou metálica e estrutura de concreto armado, sendo essa última a mais difundida entre nós. A escolha e o cálculo da estrutura devem ser atribuídas a especialistas: Arquitetos e Engenheiros; profissionais aptos a oferecer soluções técnica e economicamente válidas.
Aspecto importante a ser considerado, além disso, é a proteção ao fogo, das estruturas de madeira e metálicas, aspecto esse que pode onerar ou mesmo inviabilizar o seguro e conseqüentemente a obtenção de financiamento para a construção.
Estrutura Metálica |
O emprego do Aço na Construção Civil.
O uso do aço na construção civil tem origem no século XVIII com a construção da ponte sobre o Rio Severn na Inglaterra em 1779. Esse foi um importante marco na construção civil, pois permitiu que um material mais resistente, porém caro, fosse utilizado para criar estruturas maiores.
O uso do aço proporcionou uma revolução nos padrões arquitetônicos, não só pelo tamanho das estruturas que agora eram possíveis, mas principalmente pelo melhor aproveitamento do espaço.
O emprego do aço na construção civil, como elemento estrutural, tem apresentado na atualidade grande incremento. A possibilidade de composição de perfis os mais diversos assim como a execução de junções rebitadas, soldadas e parafusadas, tornam o material adequado para a realização de estruturas, tanto leves