Estruturas morfologicas
As bactérias são microrganismos unicelulares podendo viver isoladamente ou constituir agrupamentos coloniais;
A célula bacteriana é formada por: citoplasma, ribossomo, cromatina (DNA) e membrana plasmática; ainda possuem uma membrana esquelética e algumas um envoltório – cápsula.
As bactérias estão amplamente distribuídas na natureza – solo, água, ar, poeira, plantas, etc.
A membrana esquelética que reveste externamente a membrana plasmática é constituída de uma substância química exclusiva das bactérias – mureína: O antibiótico penicilina impede a síntese da parede celular das bactérias, e sem essa parede de proteção, elas não conseguem sobreviver, pois a agua penetra por osmose e acaba por “arrebentar a célula”.
Citologia
CROMOSSOMO
As bactérias apresentam um cromossomo circular, que é constituído por uma única molécula de DNA bicatenário, tendo sido também chamado de corpo cromatínico. É possível às vezes, evidenciar mais de um cromossomo numa bactéria em fase de crescimento uma vez que a sua divisão precede a divisão celular. O cromossomo bacteriano contém todas as informações necessárias à sobrevivência da célula e são capazes de auto replicação.
Figura: o DNA bacteriano (cromossomo e plasmídeo)
PLASMÍDEOS
Existe ainda no citoplasma de muitas bactérias, moléculas menores de DNA, também circulares, cujo os genes não codificam características essenciais, porém muitas vezes conferem vantagens seletivas à bactéria que as possui.
Estes elementos extra cromossômicos, denominados plasmídeos são autônomos, isto é, são capazes de autoduplicação independente da replicação do cromossomo e podem existir em número variável no citoplasma bacteriano.
Desenho esquemático de uma bactéria com plasmídeos no seu interior (1) DNA cromossómico (2) Plasmídeos
Desenho esquemático de um plasmídeo com resistência a antibióticos (1” e 2”) e um ori (3”)
Comparação de plasmídeos não integrantes (parte superior) e