estruturas mistas light steel frame
INTRODUÇÃO
Este trabalho possui o objetivo de apresentar uma estrutura mista de edificações de pequeno porte baseada na utilização o sistema Ligth Steel Frame, composta com perfis de aço galvanizado em forma de esqueleto estruturado, com o fechamento a base de placas cimentícias.
A apresentação em forma de estudo de caso aborda a modularização utilizada, o sistema de montagem, as juntas de solidarização e dilatação, os materiais e a compatibilização da estrutura. Para isso, apresenta-se o caso de um projeto conceitual do arquiteto Guilherme Trad, disponível na sua página na web, onde o mesmo apresenta uma proposta de edificação de interesse social com a utilização mista dos sistemas construtivos citados.
No primeiro tópico são abordadas as informações sobre a estrutura em geral, os componentes das envoltórias e cobertura, detalhes relevantes das conexões e a fundação. Os tópicos posteriores discorrem sobre as características do projeto, como sua modularização, número de pavimentos, itens agregados e a apresentação das vantagens do sistema.
1. SISTEMA ESTRUTURAL
1.1. A ESTRUTURA
1.1.1. LIGTH STEEL FRAME
O sistema Light Steel Framing (LSF) é uma concepção construtiva racionalizada, que é caracterizada pelo uso de perfis leves de Aço Galvanizados formados a frio, compondo a forma de um esqueleto estrutural contraventado, capaz de resistir às cargas existentes da edificação. Este sistema trabalha em conjunto com subsistemas também caracterizados como sistemas racionalizados, proporcionando uma construção industrializada rápida e consistente (CRASTO, 2005). É caracterizado como uma CES , cujas características principais são o ótimo desempenho térmico da edificação, a economia de energia tanto no processo de construção quanto após a ocupação da edificação. Esquema de Construção em (LSF)
Fonte: CRASTO, 2005, p. 13.
1.1.2. PLACAS CIMENTÍCIAS
As placas