Estruturas madeira lamelada
O fabrico da madeira lamelada colada reúne duas técnicas bastante antigas. Como o próprio nome indica, a mesma foi concebida a partir da técnica da colagem aliada à técnica da laminação, ou seja, da reconstituição da madeira a partir de lâminas. * Pelo que se tem conhecimento a sua aplicação concreta teve início no século XIX. O exemplo mais marcante que pode ser citado é o de arcos compostos por lâminas (tábuas) encurvadas e sobrepostas, mantidas unidas por ligações mecânicas. Essa técnica foi introduzida no final do século passado. * Foi em 1906, com o aparecimento da cola de caseína (derivada do leite) que se teve a ideia de substituir pela cola, as ligações metálicas de braçadeiras e parafusos. Com isso, obteve-se uma secção mais homogênea e sem a ocorrência de deslizamentos entre as lâminas. * No entanto, foi em 1940, com o aparecimento das colas sintéticas que o sistema laminado-colado conheceu o seu grande progresso.
Aplicação ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- * A aplicação da MLC pode ser vista sob as mais variadas formas estruturais. O seu emprego vai desde pequenos passadiços, escadas e abrigos até grandes estruturas concebidas sob as mais variadas formas estéticas. São destinadas a cobrir vãos de até 100 metros sem apoio intermediário. Como exemplo, pode-se citar a obra do Hall de Tours, na França, com 98 metros de vão livre, assim como, o Palais d’Exposition d’Avignon, também na França, que tem mais de 100 metros de vão livre.
Opções de uso ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- * A escolha de MLC para as estruturas pode ser de fundamental importância principalmente quando se trata de estruturas expostas