Estruturas em aço
B. Pesquisar obras já construídas que apresentem as soluções acima. 1. COBERTURA PARA ANFITEATRO
IMAGEM 1.1
A imagem 1.1 ilustra a cobertura de um anfiteatro com área de 1.200m2 com malha de cabos tensionados. Com este sistema foi possível utilizar apenas dois mastros centrais compostos de perfis tubulares formando treliças. É comum o uso de coberturas tensionadas quando se pretende obter amplo espaço sem pilares centrais.
2. COBERTURA DE GINÁSIO DE ESPORTES
IMAGEM 2.1
Neste exemplo de cobertura para ginásio de esportes a solução estrutural foi o uso de arcos treliçados, compostos por perfis laminados de seção U e cantoneiras. São vigas treliçadas planas apoiadas sobre pilares de concreto e contraventadas por barras de aço dispostas em forma de X. A viga treliçada apresenta o benefício de trabalhar com esforços de tração e compressão simples, favorecendo a economia de material em grandes vãos.
IMAGEM 2.2
Como alternativa ao uso de treliças, o ginásio de esportes ilustrado na imagem 2.2 foi construído com vigas vagão com vão livre total de 20 metros. Neste sistema estrutural, a viga
possui montantes que se apóiam em cabos, diminuindo o vão livre a ser vencido. Outro benefício é que os pilares extremos recebem apenas cargas verticais, pois o empuxo provocado pelos cabos tracionados é absorvido pela própria viga.
3. ESTÁDIOS DE FUTEBOL IMAGEM 3.1
Esta imagem trata-se da cobertura do estádio Mineirão, que possui um balanço de 30 metros. Foram utilizadas vigas planas treliçadas , pelo motivo já comentado de que os esforços de tração e compressão são predominantes. No anel interno da cobertura estão