estruturas do mercado
Aquela em um grande número de empresas oferece produtos idênticos, e a concorrência entre os ofertantes é considerado perfeita, de outro lado o monopólio, um único produto, existência de uma única empresa ofertante, sem substitutos.
2) A concorrência perfeita admite que os vendedores e compradores tem um grande porte para influenciar o preço dos produtos e serviços que oferecem no mercado?
Na concorrência perfeita existem muitos produtos parecidos, há transparência e homogeneidade, todos conhecem os lucros dos outros, não existem patentes, os preços tem um equilíbrio, os compradores podem adquirir o produto de qualquer ofertante e a venda são feitas a preço abaixo daquela vigente no mercado.
3) Aponte diferenças entre oligopólio e oligopsônio.
Oligopólio um ou poucos agentes dominam o mercado.
Oligopsônio muitos vendedores e poucos compradores
4) Baseando-se na realidade brasileira, aponte um exemplo de cada uma das estruturas apresentadas na Matriz de Stakelberg.
Stakelberg dividiu em três grupos: um, poucos e muitos. O monopólio um único vendedor e grande quantidade de compradores, empresa de energia elétrica.
Oligopólio pequena quantidade de vendedores e grande quantidade ou pequena quantidade de compradores. Parmalat
Concorrência perfeita grande quantidade de vendedores, grande quantidade de compradores. 5) Comente sobre a estrutura de mercado que dificulta a entrada de novos agentes econômicos no mercado.
As barreiras legais incluem patentes, licenças e concessões governamentais, dessa forma, outros agentes econômicos ficam legalmente proibidas de produzir ou venderem o produto patenteado, nesse sentido também ocorre um efeito semelhante ao controle sobre os fornecimentos de matérias primas. As concessões governamentais concedem a uma única empresa um direito exclusivo para operar e exclui legalmente competições. Existem os