Estruturas de Pontes
Introdução 3
Conceito e história 3
Pontes Romanas 3
Origem 4
No cenário atual 4
A maior ponte do mundo 5
Tipos de Pontes 6
Estrutura metálica e inovação 7
Fontes de consulta 8
Introdução
O conteúdo a seguir diz respeito à história da engenharia ligada a pontes, ressaltando seus principais períodos, além de conhecer um pouco sobre a sua história no Brasil e no mundo, bem como os primeiros passos da engenharia moderna.
Conceito e história
As primeiras pontes
Há tempos que o homem procura superar barreiras em busca de sustento ou abrigo. As primeiras pontes que surgiram aconteceram por causa de troncos que caíram sobre os rios de forma natural. Com isso, o homem passou a copiar, assim surgindo as primeiras pontes que eram feitas de troncos de árvores. Desde a antiguidade, os povos civilizados construíram pontes com arte, de madeira ou de cordas na forma de vigas, vigas escoradas e vigas armadas simples. Chineses, romanos e turcos desenvolveram várias pontes para atravessar obstáculos. Com o surgimento das ferrovias, tornaram-se necessárias grandes pontes para suportar cargas pesadas.
Pontes Romanas
A primeira ponte romana teria sido construída no Tibre no ano 621 a.c. e foi chamado de Pons Sublicius (“Ponte das Estacas”). No século III a.c., os romanos começam a se dedicar à construção de pontes em arco, atingindo um desenvolvimento nas técnicas de construção e projetos nunca antes vistos e dificilmente superado nos mil anos seguintes. Pode-se citar como exemplo desta magnífica capacidade de construção algumas pontes que perduram até os nossos dias, como, por exemplo, a Pons Aelius 134 a.C. (Atualmente a ponte San’t Angelo), sobre o Tibre, onde terá sido usada Pozzolana (Uma espécie de cimento que mantém a resistência mesmo quando submerso).
Os arcos foram usados pela primeira vez no Império Romano, para construção de pontes e aquedutos, alguns dos quais ainda hoje se mantem de pé. Os romanos, foram