Estruturas de Mercado
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROFª DRª REGINA M. DE SOUZA
CARACTERIZAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE MERCADO
Uma estrutura econômica constitui-se em um conjunto de elementos relativamente estáveis que se relacionam no tempo e no espaço para formar uma totalidade econômica. No contexto de uma estrutura econômica existem diferentes mercados.
Um mercado constitui-se em um lugar determinado, no qual os agentes econômicos realizam as suas transações.
Dessa forma, considerando-se o número de agentes econômicos envolvidos, o comportamento dos agentes econômicos e a natureza dos fatores de produção ou mercadorias envolvidas no processo de produção, organizam-se as quatro estruturas de mercado fundamentais:
1) CONCORRÊNCIA PERFEITA
2) MONOPÓLIO
3) CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA
4) OLIGOPÓLIO
A Concorrência Perfeita ocorre quando os produtos são homogêneos e inexistem barreiras para a sua entrada num mercado em que nem compradores nem vendedores conseguem influenciar significativamente os preços.
As características fundamentais da concorrência perfeita são:
Grande número de compradores e vendedores: equilíbrio permanente
Produtos homogêneos
Mercado permeável
Inexistência de coalizões entre produtores ou compradores
Preços estabelecidos pelo mercado: transações transparentes e voluntárias
Compradores e vendedores submetem-se ao preço definido pelo mercado.
A existência de um grande número de compradores e vendedores conduz o mercado a uma situação de equilíbrio permanente, pois não ocorrem substanciais variações de preços.
A Concorrência Perfeita pressupõe a existência de produtos homogêneos, muitas empresas produzindo produtos com características semelhantes, ou seja, os produtos são substitutos perfeitos.
O mercado é permeável, pois como os produtos são homogêneos, o comprador pode deslocar sua demanda de um produto A para um produto B, sem sofrer prejuízos em suas necessidades de consumo. Tampouco um