Estruturas de mercado
• O mercado de concorrência perfeita existe apenas em teoria, servindo para os economistas estudarem os jogos das forças do mercados da procura e da oferta, sem se preocuparem com outras condicionantes. O mercado de concorrência perfeita é, assim, uma situação hipotética em que há muitos consumidores e vendedores, cujos produtos são homogéneos e sobre os quais existe informação completa. O preço destes é influenciado pelas forças da oferta e da procura.
Para que tome forma, a concorrência perfeita necessita de determinadas condições, como por exemplo:
• Ambiente onde grande número de empresas produzem exatamente o mesmo produto ou serviço, empregando custos e meios de produção similares.
• Existência de um grande número de consumidores, todos tendo as mesmas informações sobre condições, preços e ofertas existentes no mercado.
• Ocorrência de similaridade entre os produtos oferecidos no mercado.
• Inexistência de barreiras à entrada ou à saída de empresas no mercado em questão.
→ Mercado Monopolista
• Monopólio: um monopolista é uma empresa que é a única vendedora em seu mercado. Um monopólio surge quando uma única empresa detém um recurso-chave, quando o governo concede a uma empresa, direito exclusivo de produzir um bem ou quando uma só empresa pode difundir o mercado inteiro a um custo menor do que o poderá ser atingido por duas ou mais empresas. Como um monopólio é o único produtor de seu mercado, ele se defronta com uma curva de demanda de inclinação descendente para o seu produto. Quando um monopolista aumenta a produção em uma unidade, o preço do produto diminui, o que reduz o montante da receita obtida sobre todas as unidades produzidas e vendidas. Em certo sentido, os monopolistas são comuns. A maioria das empresas tem algum controle sobre os preços que cobram. Elas não são obrigadas a cobrar o preço de mercado por