Estruturas de mercado
Mercado é o conjunto de produtores e vendedores, isto é, a junção de oferta e demanda de determinado produto. As estruturas de mercado são os modelos de como os mercados estão organizados, cada estrutura caracteriza-se pela interação entre oferta e demanda. São elas:
Concorrência perfeita: estrutura caracterizada pelo incontável número de compradores e vendedores, de forma que nenhuma empresa consiga influenciar no preço de mercado, pela impossibilidade de modificação do produto e por ser um mercado aberto, podendo as empresas entrarem e saírem a qualquer momento.
Concorrência monopolista: mercado em que existem muitos compradores e apenas um vendedor do produto. É um mercado fechado que oferece barreiras para a entrada de empresas, devido a posse exclusiva de dadas matérias-primas, autorizações governamentais ou tecnologia de produção.
Oligopólio: caracterizado pela presença de poucos consumidores e poucas empresas. Há interação entre as empresas, pois leva-se em consideração o comportamento de outras ao tomar decisões relacionadas ao preço e ao volume de produção.
Concorrência monopolística: há um grande número de empresas, porém cada uma com uma pequena proporção da participação no mercado e com produtos diferenciados.
Duopólio: é uma derivação do oligopólio, em que existem apenas dois produtores no mercado.
Oligopsônio: tem grande número de pequenos vendedores e um pequeno número de grandes compradores. Os compradores dominam o mercado de produtos devido a demanda.
Monopsônio: vários pequenos vendedores e um único comprador. O comprador domina o mercado de produtos com alta elasticidade no preço pela demanda.
Monopólio: existe um único vendedor e um único comprador. Os preços são definidos conforme negociação.