Estruturas de Mercado
O presente trabalho apresenta as Estruturas de mercado, mais concretamente sobre os principais tipos de estruturas: concorrência perfeita, monopólio e suas subdivisões, oligopólio e concorrência monopolista.
São objetivos deste trabalho definir, citar e explicar as estruturas de mercado e seus tipos, demostrando os ilícitos decorrentes dessas estruturas e demonstrar como se equilibram e regulam esses ilícitos através de normas jurídicas.
Definição de Estruturas de mercado
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos (pessoas e empresas) procede uma troca de bens e serviços por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados buscam o equilíbrio com a lei da oferta e da procura.
Estruturas de mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da procura, baseando-se em características observadas nos mercados existentes.
As varias formas e estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: -número de firmas produtoras no mercado - diferenciação no produto -existência de barreiras à entrada de novas empresas.
As principais estruturas de mercado são: -Classificação de Stackelberg -Classificação de Marchal -Concorrência perfeita -Concorrência Monopolista -Monopólio -Oligopólio
Classificação de Stackelberg
É a classificação mais simples das estruturas de mercado, fundamenta-se apenas no número de agentes envolvidos na oferta e na procura. Esta classificação tornou-se clássica, e foi um ponto de referencia para desenvolvimentos teóricos posteriores.
Segundo sua proposição, as estruturas de mercado que se observam na realidade não se limitam às hipóteses de concorrência perfeita e do monopólio. Ele mostrou que, entre esses dois extremos, há varias possibilidades intermediarias que se podem definir pelo número dos que se encontram em cada um