Estruturas de contênção
Figura 1
▪ Tipos de Muros. □ Pedra sem Rejunte: São estes os muros mais antigos usados pela civilização. Sua estrutura é baseada na sobreposição intercalada de pedras de mesmo diâmetro, visando sua melhor acomodação e menor atrito entre os componentes. A base deve adentrar o nível do solo da jusante para evitar seu deslizamento. Não há preocupação com a drenagem de água retida em seu tardoz, pois as fendas entre pedras permitem pequenos fluxos de água e até mesmo deformações.
Imagem 1
1
□ Alvenaria de Pedra: De mesmas especificações que os muros de pedras a seco quanto aos componentes, estes são assentados com argamassa, tornando-se mais rígidos, não permitindo deformações nem escoamento de água. Portanto são necessárias barbacãs para condução da água e dispositivos filtrantes, que drenam a água para as barbacãs sem entupimento, além de capeamento em seu topo.
Imagem 2
□ Concreto Ciclópico: Muros moldados com fôrmas e preenchidos com 70% de concreto e 30% de rochas de dimensões variadas, precisando de barbacãs e filtros, bem como calhas altas e baixas. Em alturas maiores pode haver o uso de contrafortes para aumentar a resistência da estrutura sem engrandecer o volume de concreto.
Figura 2
□ Gabião: Este tipo de muro é estruturado por gaiolas metálicas feitas de malha de aço galvanizado, sendo estas preenchidas manualmente com rochas de diferentes dimensões, para melhor acomodação das mesmas.
2
Tem-se grande capacidade de escoamento de água e deformação por cargas com este sistema, necessitando apenas que a base seja aterrada e