Estruturas De Conten O
Mecânica dos Solos 2
Aluno: Sidrack
Estruturas de Contenção
Caruaru
Fevereiro 2014
Introdução
São elementos ou estruturas destinado/projetado a contrapor-se a empuxos ou tensões geradas em maciço cuja condição de equilíbrio foi alterada por algum tipo de escavação, corte ou aterro.
Resistem a empuxos de terra e/ou água, cargas estruturais e quaisquer outros esforços induzidos por estruturas ou equipamentos adjacentes.
São utilizados quando se deseja manter uma diferença de nível na superfície do terreno e o espaço disponível não é o suficiente para vencer o desnível através de taludes.
Tirantes
Peça composta por um ou mais elementos resistentes à tração montadas segundos especificações do projeto.
Etapas de Execução:
Perfuração: é aceitável o uso de qualquer sistema de perfuração desde que se garanta a estabilidade da escavação ate que ocorra a injeção
Especificações para Ancoragem: o comprimento da ancoragem, bem como os volumes e pressões finais utilizados para abertura e injeção na válvula são fornecidos pelo projetista.
Ensaios: passados 7 dias da última fase de injeção, de acordo com a NBR 5629, ou a critério da consultoria.
Cabeça de Ancoragem: depois de concluída a protensão, são instalados dois tubos para injeção na cabeça do tirante. Após a concretagem da cabeça do tirante, é feita a injeção da calda de cimento por um dos tubos, o outro tubo serve como respiro.
Vantagens
Utiliza elementos relativamente de fácil manejo;
São totalmente altoportantes;
Substitui totalmente o antigo muro de arrimo;
Desvantagens
Perfurações de no mínimo 8 metros, o que muitas vezes significa penetrar no terreno vizinho;
Equipe, equipamento e técnicas especializadas;
Possibilidade de corrosão em tirantes de aço;
Cortinas Atirantadas
São técnicas de contenção construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços e evitar o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos. São