Estruturas De Conten O
As obras de contenção são necessárias em locais de topografia acidentada, representam sempre um elevado ônus no orçamento total da obra. Diante disso, é importante a realização de uma análise detalhada de qual tipo de contenção atende do ponto de vista técnico, além de satisfazer também quanto ao aspecto econômico.
Os sistemas de contenção de taludes mais modernos visam evitar a perda de área e permitem escavações mais profundas e é necessário considerar:
• Custo;
• Prazo;
• Esbeltez.
As tecnologias mais modernas propiciam maior produtividade, melhor aproveitamento do terreno e escavações mais profundas e seguras.
A execução de contenções em escavações é um serviço bastante comum em obras civis, principalmente quando estas se localizam em áreas limitadas, como nas obras urbanas de um modo geral.
Figura 1 – Com contenção e livre em talude (fonte: Harris).
Como está ilustrado na figura 1, onde em (a) observamos uma escavação contida de uma vala e em (b) uma escavação sem contenção, onde a estabilidade é garantida pela execução de uma superfície inclinada nos seus limites. A alternativa (b) é quase sempre mais barata, mas exige maior área escavada devido ao talude, o que algumas vezes a torna uma solução inviável, principalmente em áreas urbanas.
Então, visando-se a segurança é evidente que existe a necessidade de executarmos as contenções, ou ao menos de limitarmos a escavação por taludes. Pois, as escavações são feitas num material normalmente muito heterogêneo – o solo – cujas propriedades podem variar drasticamente com pequenos fatos. Por exemplo, um solo argiloso pode perder totalmente suas propriedades coesivas quando saturado de água advinda de uma chuva, tornando-se susceptível a um desmoronamento, pondo em risco toda a obra, não só no que se refere aos equipamentos e suas partes já executadas dentro da escavação como, e principalmente, o que se refere às vidas humanas que nela trabalham.
Podemos classificar as diversas técnicas de execução de