Estruturas de Concreto Pré Moldado
1034 palavras
5 páginas
Estruturas De acordo com Salvadori (2006) as estruturas têm como objetivo permitir a concepção das edificações desejadas pelo homem. A maioria das construções tem como objetivo proteger as pessoas do tempo, criando espaços separados do ambiente externo, mas interligados em seu interior. Para que esse objetivo obtenha êxito é preciso que se construa superfícies, como paredes e coberturas, peças de separação, como pavimentos e divisórias e elementos para a circulação entre os pavimentos, por exemplo, escadas e elevadores. Essas composições, para terem a garantia de que continuarão em pé, necessitam dos componentes estruturais. A estrutura, pilares, vigas e lajes, tornam possível a função arquitetônica. Por Analogia com o corpo humano, o invólucro funcional da edificação é chamado de pele, já os componentes estruturais de esqueleto ou ossatura da obra. Os conhecimentos técnicos e teóricos, novos materiais de construção e o avanço dos cálculos e computadores (esses, mais recentes), tem permitido que se levante edificações cada vez maiores e mais leves.
Forças
As forças que atuam nas estruturas são basicamente de duas espécies: gravitacionais, que tem direção vertical, e as de vento, que atuam horizontalmente. Essas forças podem ocorrer ocasionalmente (cargas acidentais) ou durante toda a vida útil da estrutura (cargas permanentes). As cargas acidentais podem ser pessoas, mobiliários, vento e veículos, o que deixa a tarefa de quantificalas mais complicada (essas definidas pela norma NBR 6120), já o as cargas permanentes são o peso da própria edificação (Rebello, 1949).
A estrutura pode sofrer diferentes tipos de forças, como tração, compressão, flexão, torção e cisalhamento. Podemos observar na imagem a seguir como age cada força.
(Albuquerque, Ebah)
Tipos (materiais)
O Aço O aço é uma liga de ferro e carbono, mais pequenas quantidades de outros metais que são adicionados para dar ao aço outras propriedades particulares, por exemplo na produção do