Estruturas da engenharia civil
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL –5º PERÍODO
DISCIPLINA: TEORIA DAS ESTRUTURAS I
PROFESSOR: RODNEY SOARES
ESTRUTURAS NA ENGENHARIA CIVIL
Bianca Souza;
Camila Freitas;
Cynthia Andrade;
Débora Kellen.
Junho/2012
Bianca Souza;
Camila Freitas;
Cynthia Andrade;
Débora Kellen.
ESTRUTURAS NA ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial da disciplina Teoria das Estruturas I do curso de Engenharia civil das Faculdades Integradas do Norte de Minas-FUNORTE.
Professor: Rodney Soares
Junho/2012
Sumário
1. Tipos de reações e apoios 4 Apoio simples 4 Rotula 5 Engaste 5 2. Tipos de Estruturas 5 3. Equações de Equilíbrio Estático 7 4. Elementos de Estrutura Básicos 8 Cabo 8 Arcos 9 Vigas 9 Lajes 13 Treliça 13 Bloco de fundação 14 5. Tipos de Carregamento 15 Cargas concentradas 15 Cargas distribuídas 15 Força Cortante e Momento Eletroforça 17 Momento Fletor 18
1. Tipos de reações e apoios
As Reações de apoio são forças ou momentos, com pontos de aplicações e direção conhecidos e de intensidades e sentidos tais que equilibrem o sistema de forças ativas aplicadas a estrutura. Os sistemas de forças externas, formados pelas forças ativas e reativas, tem que estar em equilíbrio.
A restrição aos movimentos de uma estrutura se da por meio de apoios ou vínculos. Apoios ou vínculos são classificados em função do número de graus de liberdade impedido. Nos apoios, nas direções dos deslocamentos impedidos, surgem as forças reativas ou reações de apoio.
Para os modelos estruturais planos de vigas, pórticos e treliças, os apoios associados a estas direções de deslocamento e s formas simplificadas de representá-los graficamente nos modelos matemáticos. Importante observar que os apoios representados nesta figura podem formar qualquer ângulo com a horizontal. Estes apoios são classificados, em função do numero de deslocamentos impedidos em:
Apoio simples * Impede a