Estruturas cristalinas
ESTRUTURAS CRISTALINAS A maioria dos materiais de interesse para o engenheiro tem arranjos atômicos que são repetições, nas três dimensões, de uma unidade básica. Tais estruturas são denominadas cristais. Célula Unitária: representa a simetria da estrutura cristalina (unidade básica repetitiva da estrutura tridimensional)
Os átomos são representados como esferas rígidas
Parâmetros de rede e ângulos dos sete sistemas cristalinos de Bravais. SISTEMAS EIXOS ÂNGULOS ENTRE OS EIXOS Todos os ângulos = 900 Todos os ângulos = 900 Todos os ângulos = 900 2 ângulos = 900 e 1 ângulo ≠ 900 Todos ângulos diferentes e nenhum igual a 900 3 ângulos = 900 e 1 ângulo = 1200 Todos os ângulos iguais, mas diferentes de 900
CÚBICO TETRAGONAL ORTORRÔMBICO MONOCLÍNICO TRICLÍNICO HEXAGONAL ROMBOÉDRICO
a=b=c a=b≠c a≠b≠c a≠b≠c a≠b≠c a1=a2=a3≠c a=b=c
a a a
a a a
a a a
CÚBICO
a
a
Células unitárias dos arranjos cristalinos de Bravais. c c
β a
c
β a
c
c
b
b
a
a
MONOCLÍNICO
TETRAGONAL
b
b
b
b b
c
c
c
a
a
a
a
ORTORRÔMBICO
γ α c β α α b a α
a a a c
a
a
a
TRICLÍNICO
ROMBOÉDRICO
HEXAGONAL
SISTEMA CÚBICO
Os átomos podem ser agrupados dentro do sistema cúbico em 3 diferentes tipos de repetição – Cúbico Simples (CS) – Cúbico de Corpo Centrado (CCC) – Cúbico de Face Centrada (CFC)
SISTEMA CÚBICO SIMPLES
Apenas 1/8 de cada átomo pertence a célula unitária, ou seja, a célula unitária contém apenas 1 átomo. Essa é a razão que os metais não cristalizam na estrutura cúbica simples (devido ao baixo empacotamento atômico) a
Parâmetro de rede
Representação de uma célula unitária CS: (a) posições dos átomos; (b) arranjo atômico; (c) átomos no interior da célula unitária.
RELAÇÃO ENTRE O RAIO ATÔMICO (r) E O PARÂMETRO DE REDE (a) PARA O SITEMA CÚBICO SIMPLES
No sistema cúbico simples os átomos se tocam na face a= 2 r
FATOR