Estruturalismo
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gerbton Paulo Novaes da Fonseca
Guilherme Carvalho
Jéssica Martins Nunes
Josiane Santana
Estruturalismo
Jataí-GO
2015
INTRODUÇÃO
O estruturalismo é uma construção teórica de um modo de pensar e analisar iniciada pelo etnólogo Claude Lévi-Strauss a qual abrange campos das ciências humanas e sociais. De um modo geral, procura explorar as inter-relações (as
"estruturas") através das quais o significado é produzido dentro de uma cultura.
De acordo com a teoria estrutural, os significados dentro de uma cultura são produzidos e reproduzidos através de várias práticas, fenômenos e atividades que servem como sistemas de significação. Um estruturalista estuda atividades diversas como rituais de preparação e do servir de alimentos, rituais religiosos, jogos, textos literários e não literários e outras formas de entretenimento para descobrir as profundas estruturas pelas quais o significado é produzido e reproduzido em uma cultura.
Veremos adiante o início dessa construção teórica, quais são suas características, e os estudos do mais celebrado representante Claude Lévi-Strauss para que assim possamos entender a essência do estruturalismo de um modo geral.
AS PRIMEIRAS FONTES
Uma das suas primeiras fontes foi à escola psicológica inaugurada por Wilhelm
Wund (1832-1920) que procurou determinar a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pelos estímulos ambientais.
De acordo com estudiosos e críticos literários, o termo estruturalismo não seria uma escola ou um movimento literário pelo fato de seus autores não estarem presos a nenhuma doutrina específica. Estruturalismo seria um léxico que as ciências sociais recorrem com frequência. Nessa complicada tentativa de definir e entender o que o termo em questão representa e significa, seria prudente começar pela