estruturalismo
Considera-se como o fundador da psicologia moderna Wilhelm Wundt (1832-1920), por ter criado , em 1879, o primeiro laboratório de psicologia experimental na universidade de Leipzig, Alemanha. A psicologia só se tornou uma ciência independente da filosofia graças a Wundt, nos finais do século XIX.
Foi a partir desse acontecimento que se desenvolveram de forma sistemática as investigações em psicologia, através de vários autores que a esta ciência se dedicaram, construindo múltiplas escolas e teorias.
Wundt criou o que mais tarde seria chamando de Estruturalismo, por Edward Titchener, cujo objetivo de estudo era, a estrutura consciente da mente, as sensações. Pretendia-se determinar a estrutura da mente com a finalidade de compreender os fenômenos mentais através da decomposição dos estudos da consciência produzidos pelos estímulos ambientais.
As sensações visuais, táteis e olfativas foram medidas e classificadas, os sentimentos e emoções foram pesquisados e a introspecção, o olhar pra dentro, foi adotado.
Titchener levou a idéia da Psicologia para os Estados Unidos, modificando-a em alguns pontos. As principais limitações do Estruturalismo residem no fato de a introspecção não ser um verdadeiro método científico incontestável, e de esta corrente excluir as psicologias animal e infantil. Esta corrente foi extinta em meados do século XX.
Inicio da Psicologia – O Estruturalismo www.portaleducação.com.br. Artigos 15/05/2012
Estruturalismo: Definição e Origem www.teorialiterariaufrj.blogspot.com 30/06/2009
O Estruturalismo – Paula Marques www.pcmarques.paginas.sapo.pt/Li.2htm
O Funcionalismo
O Funcionalismo
O funcionalismo surgiu com o inglês Edward Bradford Titchener (1867-1927), e tem como fundamento os estudo dos elementos ou conteúdos metais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação.
Titchener foi estudante de Wundt, e era um forte apoiador do estruturalismo nos Estados Unidos, porém ele sofria concorrência