estruturalismo
Tichener
Edward bradford tichiner ( 1867-1927) foi um psicólogo estruturalistas britânico que estudou em lepzig em alemanha com o mestre wilhelm wund
Para Wundt a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos, enquanto que Titchener, se centra nos elementos que compõe a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação. Segundo este, a tarefa fundamental da Psicologia é descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura.
Ticherner alterou o sistema de wundt, e foi o responsável em propor uma nova abordagem que designou como estruturalismo assim ficou como a primeira escola de pensamento no campo da psicologia.
Ele descartava a idéia de que a percepção (que é o processo mental do qual cada individuo percebe e interpreta o mundo ) tem alguma participação nesse processo. Para ele a psicologia deve ter como objetivo de estudo a experiência consciente do individuo, diante das diferenças situações as quais é exposto.
Conteúdo da experiência consciente e erro de estímulo:
De acordo com tichener a experiência consciente alertou a respeito da possibilidade de um erro de estimulo, que gera uma confusão entre o objetivo de observação e o processo mental envolvido.
Ex: se mostramos uma maça a alguem, e pedimos para que essa pessoa descreva o que vê, muito provavelmente dirá que se trata de uma maça, não descrevendo suas caracteristicas como cor, forma e brilho. Essa falta de descrição que tichiner chamava de erro de estimulos. Neste caso, o observador está interpretando o objeto e não o analisando.
Introspecção
Pelo estruturalismo é o da introspecção, diferente da introspecção defendida pelo por wund que enfatizava o todo, tichener enfatizava as partes. A introspecção é definida como um relato verbal baseado na vivencia. Para Titchener sua principal base de estudos concentra- se nos