estruturalismo x funcionalismo
O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia. Uma sociedade que exigia o pragmatismo para seu desenvolvimento econômico acaba por exigir dos cientistas americanos o mesmo espírito.
Desse modo, para a escola funcionalista de W. James, importa responder “o que fazem os homens” e “por que o fazem”. Para responder a isto, W. James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.
FUNCIONALISMO Preocupa-se com o funcionamento da mente em seu processo de adaptação ao meio ambiente. Principal impulsionador William James. Tem como pano de fundo a teoria evolucionista ( Teoria de Darwin) -“A Origem das Espécies” data de 1859 (20 anos antes do Laboratório de Leipzig); A Psicologia Funcionalista é o estudo das atividades e funções da mente. (Interesse => utilidade dos processos mentais para o organismo, nas constantes tentativas de se adaptar ao meio). É considerado o primeiro sistema genuinamente americano. Nasce em oposição ao Estruturalismo de Titchener e à Psicologia Científica de Wundt ; Tem como destino preparar o terreno para o nascimento do Behaviorismo. O funcionalismo traz uma visão mais utilitarista da Psicologia / Atitude geral pragmática . È o modelo que substitui o Estruturalismo na evolução histórica da Psicologia. FUNCIONALISMO Preocupa-se com o funcionamento da mente em seu processo de adaptação ao meio ambiente. Enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia em contraste com a escola estruturalista, que destaca os conteúdos conscientes. O funcionalismo não pretendeu fundar ou sistematizar uma escola de psicologia; É mais um movimento onde vários tipos de escolas se aglutinam em torno no interesse das funções do organismo (no processo constante de adaptação ao meio).