Estruturalismo E Burocracia
BUROCRACIA
O ESTRUTURALISMO E O CONCEITO
DE SISTEMA
O conceito de estrutura significa a análise interna de uma totalidade em seus elementos constitutivos, sua disposição, suas inter-relações.
O estruturalismo é um metodo analítico comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição.
Um sistema é um conjunto de partes ou elementos organizados e relacionados entre si .O conceito de sistema considera em sua análise o relacionamento das partes na constituição do todo.
A teoria estruturalista concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações.As organizações são concebidas como unidades sociais
(ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos.
O conjunto que interessam ao estruturalistas são sistemas, ou seja, apresentam como característica básica o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes.
Para os estruturalistas não é a parte(indivíduo) que explica o todo, mas o todo que explica a parte.
O estruturalismo trabalha com o pressuposto de as organizações serem sistemas menores que se integram a sistemas maiores há um tempo considerável.
TIPOS DE ESTRUTURALISMO
ESTRUTURALISMO ABSTRATO
Método de estudo desenvolvido por lévi-Strauss, adota uma posiçao totalizadora, recusando o individualismo do funcionalismo.
A estrutura é uma construção informadora do objeto, não relacionado com a realidade empírica(experiência e observação), mas com os modelos construídos em função dela.
Concentra-se na análise de modelos e tradições culturais que emergem das relações sociais.
ESTRUTURALISMO CONCRETO
Considera a estrutura a própria definição do objeto.
O conjunto de relações sociais, em dado momento, constituiria uma estrutura a ser analisada e compreendida. Nessa corrente estão Radcliffe-Brown e Gurvitch