Estruturalismo Lingustico
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: ESTRUTURALISMOS LINGUÍSTICOS
TUTORA EAD: Carlúcia Pires de Abreu
EDUCANDO: Paula Morais Alves. Matricula nº 1028704
1. Lyons (1981) aponta algumas definições de lingua(gem). Cite-as e aponte a sua preferida.
Ele apresenta a visão de Sapir revelando que esta apresenta defeitos. Ele defende que“a linguagem é método puramente humano e não instintivo de se comunicaremideias, emoções e desejos por meio de símbolos voluntariamente produzidos”.Lyons critica a vagueza que representam os termos ideia, emoção e desejo,bem como ressalta que a expressão símbolos voluntariamente produzidos évaga demais e pode referir-se a inúmeros tipos de símbolos.
Outra definição trabalhada por Lyons (1981) baseia-se em OutlineofLinguisticAnalysis, de Bloch e Trager (1942, p. 5): “Uma língua é um sistemade símbolos vocais arbitrários por meio dos quais um grupo social coopera”.A esta, o linguista critica pela ausência da referência à função comunicativada linguagem, pela ênfase colocada na função social, além de apresentaruma visão bastante restrita do papel da língua(gem) na sociedade; e ainda,comparando-a com a definição de Sapir defende que aquela difere desta namedida em que salienta a arbitrariedade e explicitamente restringe a linguagemà língua falada.
Lyons (1987, p. 87) apresenta ainda, a definição de lingua(gem)conforme Hall (1968, p. 158), em seu Essayon language: “a instituição pelaqual os humanos se comunicam e interagem uns com os outros por meio desímbolos arbitrários orais-auditivos habitualmente utilizados.”E suas críticas a esta definição são destinadas em primeiro aos pontos que o linguista consideraimportante destacar que são a introdução dos fatores de comunicação e interação(esta sendo entendida como mais ampla) e a este respeito ser um termo maisadequado do que cooperação, e em segundo, o fato de