Estruturada e Orientado a objetos
A programação estruturada estabelece uma disciplina de desenvolvimento de algoritmos que facilita a compreensão de programas através do número restrito de mecanismos de controle da execução de programas. Qualquer algoritmo, independentemente da área de aplicação, de sua complexidade e da linguagem de programação na qual será codificado, pode ser descrito através destes mecanismos básicos.
O princípio básico de programação estruturada é que um programa é composto por blocos elementares de código que se interligam através de três mecanismos básicos, que são sequência, seleção e iteração. Cada uma destas construções tem um ponto de início (o topo do bloco) e um ponto de término (o fim do bloco) de execução.
Sequência implementa os passos de processamento necessários para descrever qualquer programa.
Seleção especifica a possibilidade de selecionar o fluxo de execução do processamento baseado em ocorrências lógicas.
Iteração permite a execução repetitiva de segmentos do programa.
A base da programação estruturada é trabalhar a lógica do programa como uma estrutura composta de similares subestruturas, reduzindo a compreensão do programa à compreensão de cada subestrutura individualmente. Na prática, este método envolve a criação de várias funções dentro de um programa, pequenas e simples o suficiente para serem entendidas individualmente, sendo o programa a sequência de todas estas funções trabalhando em conjunto. A programação estruturada se opõe ao uso de comandos de pulo como “GOTO”,preferindo a criação de estruturas e condições lógicas que substituam ou mesmo eliminem a necessidade de um comando de pulo. Este paradigma é o mais utilizado no ensino e aprendizado de linguagens de programação, por ser mais facilmente entendido por estudantes e por criar hábitos de programação saudáveis e úteis mesmo em outro
Orientado a objetos
A orientação a objetos é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na