estrutura
Síntese
21. O vocábulo formal ou morfológico se apresentam, então, como a unidade a que se chega quando não é possível nova divisão em duas ou mais formas livres.
Portanto não se pode confundir o conceito de livres, dependentes e presas com o de morfemas. Trata-se de conceitos estabelecidos a partir do critérios diversos; os primeiros definem-se a nível da frase , isto é , do funcionamento das unidades linguísticas no enunciado; os segundos, a nível de vocábulo, ou melhor, possibilidade ou não de sua divisão em menores unidades significante sou de primeiras circunstâncias.
22. A análise mórfica consiste na descrição da estrutura do vocábulo mórfico, desprendendo suas formas mínimas ou morfemas, de acordo com uma significação e umas funções elementares que lhes das atribuições dentro da significância da função total do vocábulo.
Outro fenômeno importante na análise mórfica é o numeralização , que consiste na perd da posição entre unidades significativas diferentes. Como alomorfia, ela pode se dar apenas no plano mórficos ou ser resultante do conhecimento fonológico.
Cap4 No objetivo infeliz, a comparação com feliz permite –nos depreender o morfema “in”. Esse mesmo morfema realizar-se como “i” antes dos radicais iniciados por L, M, e R: Ilegal, Imoral, ireal. Essas diferentes realizações são designadas como alomorfes, em paralelismo com alofones (alomorfia fonéticas).
GLOSSÁRIO
1) Pesquisa a definição completa das palavras:
a) Léxico
b) Sema
c) Semantema
d) Lexema
e) Morfema
f) Monema
g) Gramema
h) Alomorfia
i) Semema
j) Morfema Zero
Léxico.
1. Dicionário 2. Dicionário Abreviado 3. O conjunto das palavras usadas numa língua, ou num texto , ou por um autor.
Sema.(sm)
Unidade mínima de significação de uma palavra ou de um morfema.
Grego sêma, - atos, sinal, marca
Semantema.(sm)
1. Palavra no ponto de vista de sua significação. 2. Radical ou raiz de uma palavra.