Estrutura e processos organizacionais EPO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - EAD
Alunos: LUCYANA MARTINS NEVES CPD: 13785
Profº: Orlando Maia Pereira
Atividade Avaliativa 01 de Estrutura e Processos Organizacionais – EPO
1) Paulo Natan saiu da faculdade há 30 anos. Sempre trabalhou dentro dos padrões que aprendera das teorias Clássicas, Neoclássicas, Relações Humanas e Burocracia. Agora sua experiência profissional diante dos problemas atuais lhe indica que se torna necessária uma nova abordagem da empresa que dirige. Como você poderia mostrar a Paulo as diferentes abordagens múltiplas dos estruturalistas utilizando técnica de fluxuograma? (CHIAVENATO, 2006)
2) Estabeleça as principais características, vantagens e desvantagens da Estrutura Formal e Informal existente em uma empresa. 1ª Questão:
Primeiramente, começaria explicando a Paulo que diante de uma sociedade moderna e industrializada como a nossa, onde as organizações permeiam todos os aspectos da vida, o ideal seria que ele reorganizasse a empresa que dirige tomando por base a Teoria Estruturalista da Administração, a qual utiliza simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, os da Teoria das Relações Humanas e os da Teoria da Burocracia, através de uma abordagem múltipla. Esta abordagem envolve os seguintes temas: 1. Tanto a organização formal como a informal; 2. Tanto as recompensas salariais e materiais como as recompensas sociais e simbólicas; 3. Todos os níveis hierárquicos de uma organização; 4. Todos os diferentes tipos de organizações; 5. Análise intra-organizacional e a análise interorganizacional.
Mostraria ainda que de acordo com as abordagens múltiplas: 1. Os estruturalistas não alteram os conceitos da organização formal e informal – formal tudo o que estiver expresso no organograma e informal as relações sociais – tentando encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano que constitui o ponto principal da vida, da sociedade e do pensamento moderno; 2.