Estrutura e organização
Introdução
No conteúdo que será apresentado no desenvolver deste trabalho procuraremos apresentar de forma abrangente os diversos assuntos pertinentes à estruturação e organização da Educação Brasileira. Como está dividido o sistema de ensino e quem tem a obrigação de zelar por ele, onde a sociedade e o governo são responsáveis pela formação dos futuros cidadãos que farão do país um lugar melhor para se viver, pois, só colocando a educação em primeiro plano conseguiremos formar pessoas mais criticas e mais seguras de si. A estrutura está definida nas leis, nos planos governamentais, mas precisa de uma alavancada para que saia dos papéis e comece a reinar no seu devido lugar.
No Brasil existem dois lados que precisam trabalhar juntos e estão em conflitos de interesse econômico e social. De um lado os professores que trabalham desmotivados, do outro o governo que não se preocupa com essa classe de profissionais que auxiliam no desenvolvimento educacional do país. A sociedade desolada vê seus filhos caírem no descaso que a educação oferece. Os planos do governo existem, mas será que funcionam para quem realmente precisa? Na luta contra a falta de conhecimentos precisa-se urgentemente fazer com que a sociedade, o governo e as escolas trabalhem juntos para que no futuro se tenha cidadãos capacitados e aptos à convivência humana.
Análise das Responsabilidades dos Sistemas: Federal, Estadual e Municipal
O atual sistema de ensino é decorrente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que está baseada na constituição federal de 1988. Apartir da LDB/1996 percebeu-se uma maior participação dos municípios, estados e governo federal no cumprimento da lei, então, cada esfera governamental tornou-se responsável pelos níveis de educação existentes no nosso país. Essa mesma lei é que determina como o sistema de educação deve ser organizado, como serão administrados, quais serão os níveis e modalidades de