Estrutura e metabolismo das biomoléculas
1- O que é um tampão? É uma solução aquosa de um ácido e da sua base conjugada que não sofre variações significativas de pH quando se adicionam pequenas quantidades de ácidos ou bases. São, portanto soluções cujo pH ideal se encontra no centro da zona tampão do par conjugado ácido/base.
2-Como um tampão atenua variações no pH? É fundamental para o controle rigoroso do pH do meio em que esses processos se desenrolam. Fluidos como o sangue e o citoplasma têm um pH definido, geralmente em torno de 7, e que não muda significativamente graças à presença de diversas substâncias dissolvidas que atuam como tampão.
3 - O que é um pKa? É uma grandeza que permite saber a força de um ácido de forma mais intuitiva que através do valor de Ka.
4- O que é curva de titulação? Titulação consiste na adição de uma base a uma solução aquosa de um ácido (ou um ácido a uma solução aquosa de uma base) em pequenas quantidades, medindo-se o pH da solução após cada adição.
5- Como é a curva de titulação de um tampão? É uma curva de forma sinusoidal em que o centro geométrico corresponde ao pKa do ácido.
6- Qual a diferença entre pKa, a neutralidade e ponto de equivalência? O pKa é usado muito no caso de ácidos orgânicos, que têm a acidez diferenciada dos ácidos inorgânicos, isso tudo pela característica molecular, os solventes não serem muitas vezes a água, a teoria ácido-base que modela o comportamento não vem a ser a mesma do normalmente usado. A neutralidade é o ponto neutro, mediano entre a escala de pH ácido-base pela solução aquosa das substâncias, a neutralidade fica no ponto de valor 7. E Ponto de equivalência é quando uma titulação, refere-se ao momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante.Este ponto é atingido quando as concentrações do titulante e do titulado estão