Estrutura e função dos tecidos musculares
Os tecidos musculares são formados por células alongadas que recebem o nome de fibras musculares (miócitos). São ricos em proteínas filamentosas, os miofilamentos, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.
As fibras musculares tem características peculiares e seus elementos estruturais tem nomes especiais: A membrana plasmática é chamada sacolema, o citoplasma de sarcoplasma e o retículo endoplasmático não granuloso (liso) de retículo sarcoplasmático; o retículo endoplasmático granuloso (rugoso) é pouco desenvolvido nessas células. Existem 3 tipos de tecidos:
O tecido estriado esquelético que é formado por miócitos longos, multinucleados, com o núcleo no sarcoplasma. Os miofilamentos organizam-se em estrias longitudinais e estrias transversais. Este tipo de tecido ocorre nos músculos esqueléticos, que tem contração dependente (a contração voluntária).
O tecido estriado cardíaco possui miócitos estriados, com um ou dois núcleos centrais. São células alongadas, ramificadas, que se unem por estruturas denominadas discos intercalares. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente (involutária).
O tecido liso ou não estriado possui miócitos alongados, apresentam contração involutária e lenta. Estão nas vísceras, como biliar, esôfago, estômago e intestinos, em artérias e músculos isolados do corpo humano. São responsáveis pelo peristaltismo em órgãos ocos do corpo como o trato disgetório, o movimento peristáltico são contrações em ondas que impulsionam o conteúdo desses órgãos.
O tecido muscular estriado esquelético é o tecido que forma os músculos esqueléticos que formam o sistema muscular. Os músculos se prendem aos ossos e compõem o aparelho locomotor, responsável pelos movimentos voluntários.
O músculo esquelético é formado por feixes organizadores de células musculares chamadas epimísio, rica em fibras colágenas. No interior do músculo há