Estrutura e Função dos Carboidratos
Fernanda Ferreira Corrêa1, Patrícia Graça Leite Speridião2, Ulysses Fagundes Neto3
1 Nutricionista especializanda do Programa de Especialização em Saúde, Alimentação e Nutrição Infantil - Enfoque Multidisciplinar da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
2 Nutricionista da Disciplina de Gastroenterologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
3 Professor Titular da Disciplina de Gastroenterologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.
Introdução
Metabolismo é a soma de muitos processos químicos em um organismo vivo, pelos quais a energia se torna disponível ao funcionamento do organismo como um todo 1. Dessa forma, o organismo depende da quebra de substâncias alimentares para obtenção de energia afim de manter seus processos vitais, ou seja, as proteínas são quebradas em aminoácidos, as gorduras em ácidos graxos e os carboidratos em monossacarídeos. Nesta revisão abordaremos a estrutura e função dos carboidratos no metabolismo.
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza e para muitos carboidratos, sua fórmula geral é: [C(H2O)]. Daí, o nome carboidrato ou hidrato de carbono. São moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte e reserva de energia, papel estrutural e matéria prima para biossíntese de outras moléculas2.
Classificação dos carboidratos
Monossacarídeos
São carboidratos não hidrolisáveis, sendo os mais simples monossacarídeos compostos por no mínimo 3 carbonos 2,3, por exemplo, aldoses e cetoses. Também podem ser classificados de acordo com o número de carbonos de suas moléculas, assim, as trioses são os monossacarídeos mais simples seguidos das tetroses, pentoses, hexoses, heptoses, etc 2,3. Destes, os mais importantes são as pentoses e as hexoses.
As pentoses mais importantes são: ribose, arabinose e xilose. As hexoses mais